WordPress: conhecendo o Painel - Parte 2

WordPress: Conhecendo o Painel

Na primeira parte vimos várias funcionalidades do Painel do WP. Nesse post vamos continuar a saga e desvendar tudo o que podemos usar para personalizar nosso tema! Bora? ;)

Adicionar midia

Ainda dentro da página de Adicionar novo post, para adicionar imagens, galerias, URLs embedadas, clique no botão Adicionar midia:

Você verá uma janela modal como essa:

Aqui você consegue arrastar/soltar ou clicar no botão e selecionar arquivos em vários formatos para subir. O WordPress faz upload desses arquivos no diretório wp-content/uploads, organizando os diretórios por ano/mês.

Todos os arquivos que você faz upload por essa tela, podem ser vistos no menu Midia.

Ao selecionar uma imagem, temos algumas opções como setar Título, alt (texto alternativo), descrição para a imagem, tamanho que será inserido no post, etc. Mas também temos a opção de editar a imagem ali mesmo:

Com essa opção de edição, podemos recortar, girar, fazer um flip na imagem e redimensionar:

Para recortar, clique e arraste com o mouse em cima da imagem. O primeiro botão será habilitado. Clique nele para recortar. Salve.

Agora você pode inserir sua imagem editada diretamente pelo Painel! :)

Aparência

Escolhendo a opção Personalizar:

O WP nos dá várias opções para personalizarmos nosso tema, e esse poder aumenta quando estamos usando as funções do WP!

Quando você ainda não tem nenhum menu, essa tela é mostrada, para que você possa criá-lo:

Simplesmente escolha um nome e crie um menu. Depois você poderá relacionar esse menu com alguma área de menu disponível no seu site. Isso também é controlado pelo tema:

E adicionando um item ao menu, você ainda tem algumas opções. Essa é a tela de Opções de tela:

Que deixa o seu item de menu assim:

Com essas opções, você já consegue dar um _up_ ao seu menu padrão! Ainda tem muitas outras customizações possíveis, quando se extende a classe Walker do menu. Mas isso é assunto para um próximo post :D

Plugins

Plugins são parte essencial do WordPress. Com eles, você pode extender funcionalidades para usar em qualquer projeto! Quem sabe em breve não começamos uma série falando só sobre plugins? ;)

Usuários

Nessa tela você adiciona informações específicas referentes ao seu perfil de usuário, ou aos usuários cadastrados no site, se você tiver permissão para tal.

É possível adicionar alguns campos personalizados na tela de Perfil de Usuário. Vamos ver como fazer isso também, em breve!

Ferramentas

Em Ferramentas, você tem algumas opções que facilitam na hora de publicar um novo post, importar conteúdo de outra instalação ou outro CMS e exportar os dados do seu site.

E, finalmente:

Configurações

Essa área você precisa conhecer muito bem. Tem muita coisa aqui, então vamos aos poucos:

Geral

Título do Site e Descrição são autodescritivos. Você adiciona um título geral para o seu site, e uma descrição curta para o mesmo. Você pode usar isso em vários lugares, como nas metatags title e meta content para ser mostrado pelos buscadores ao procurarem conteúdo relacionado com seu site!

Aqui temos duas opções de configuração de URL: Endereço do WordPress e Endereço do site.

Normalmente essas duas URLs são iguais. Mas vou explicar o porquê de ter duas:

Endereço do WordPress

É o endereço onde estão os arquivos do WordPress. Imagine que você instalou o WP em http://seusite.com.br/wordpress. Esse deve ser o endereço nesse campo.

Endereço do site

Mas você não quer que o seu site seja acessado via http://seusite.com.br/wordpress, e sim pela raiz, em http://seusite.com.br. Fazendo algumas pequenas configurações, você passa a URL da raiz do seu site nesse campo e consegue fazer com que o WordPress continue instalado em /wordpress, mas responda na raiz ao acessar seu site :)

Não esqueça de setar corretamente as opções de fuso horário, para que as postagens do seu blog e os seus agendamentos de posts possam estar no horário e data corretos:

Escrita, Leitura e discussão

Basicamente algumas configurações para formatação de posts, categoria padrão para posts. Em leitura, você pode escolher um template que será sua home, - mostraremos em breve - quantidade de posts por página, etc.

E discussão é sobre os comentários. Tem várias coisas ali que podemos configurar. Veremos com calma quando estivermos desenvolvendo a parte de comentários do nosso tema.

Midia

O WP tem 3 formatos padrão de imagens: miniatura, médio e grande. Quando você faz upload de uma imagem, o WP mantém o tamanho default da imagem, e gera outras três imagens com esses tamanhos (se a imagem original for maior que eles, obviamente).

Se não precisar de algum desses formatos, você pode deixá-los com valor zero (0), que o WP não vai gerar imagens novas com esse tamanho.

Para criar novos tamanhos, temos funções que poderemos utilizar no nosso tema.

Uma das coisas mais importantes sobre o Painel, mas que poucas pessoas sabem, é que o WordPress utiliza o tamanho médio setado nessa tela para mostrar as miniaturas em todo o Painel. Quando você vai adicionar uma imagem no post, sabe as miniaturas que aparecem? Elas são geradas com base nessa configuração.

Sabe as miniaturas que aparecem na tela de Mídia? Mesma coisa. Então, nunca zere os valores do formato médio.

Para que seu site possa trabalhar com URLs amigáveis, selecione um formato de permalinks diferente do padrão.

Fazendo isso, você ainda libera duas outras URLs por padrão: /admin e /login agora acessam o Painel do WP, ao invés de precisar lembrar de /wp-admin ou /wp-login.php :D

Você também pode, opcionalmente, selecionar uma estrutura para as categorias e tags:

Se alguma opção ficou para trás, voltaremos para vê-la quando precisarmos dela ao desenvolver nosso tema :)

Tudo isso pode parecer besteira, mas muitos desenvolvedores se batem por não conhecer essas simples opções, que dão ao cliente final um poder gigantesco de personalização do seu tema, sem que o dev tenha muito mais trabalho por isso :)

Espero que esteja gostando da série! No próximo artigo, iremos voltar com o hands on! Temos muito código pra escrever!

Até lá! :D

Link para o índice dessa série:
https://blog.da2k.com.br/2015/01/11/indice-da-serie-como-criar-temas-para-wordpress/

Post anterior:
https://blog.da2k.com.br/2015/01/20/wordpress-conhecendo-o-painel-parte-1/

Próximo post:
https://blog.da2k.com.br/2015/02/03/wordpress-tipos-de-conteudo/

Sobre o #1postperday: https://blog.da2k.com.br/2014/12/31/um-post-por-dia/

Tem alguma sugestão para os próximos posts do #1postperday? Deixe ela aqui: https://github.com/fdaciuk/fdaciuk.github.io/issues/1