Índice da série: Como criar temas para WordPress

WordPress

Como falei nesse post, vamos começar uma série completa de posts, mostrando como criar temas para WordPress. Vamos abordar todas as partes necessárias, começando com o básico para criar um blog, passando por criação de páginas institucionais, campos personalizados, até que tenhamos uma estrutura que suporte qualquer tipo de site!

Não vamos nos ater a nenhum tipo de conteúdo em específico. Ao longo dos posts, vamos criar vários tipos de conteúdo diferentes, para mostrar tudo o que é possível fazer com o WordPress. O código do tema ficará disponível nesse repositório do Github - se você ainda não tem uma conta no Github, é a sua hora de criar :D

Se você tem sugestões sobre o que gostaria que fosse abordado, deixe um comentário no final desse post.

Se tiver algum problema com algum código, dê um fork no projeto e submeta um Pull Request. Se a sua correção for válida, o Pull Request será aceito e você será citado no post que falarmos da correção. Então se você ainda não tem familiaridade com o Github, agora é o momento de aprender isso também :)

Vamos sempre consultar o Codex e a documentação do PHP para nos auxiliar. Isso vai ajudar também àqueles que têm dificuldades em buscar informações nesses canais.

Informação importante: você deve conhecer os Coding Standards do WordPress. Acesse o link, leia, experimente. Iremos usá-lo muito, ok? ;)

Esse post servirá como uma introdução à série, e como índice, para organização das postagens. Ele será atualizado conforme os posts forem sendo escritos. E em cada post da série, você verá um link para esse post de introdução, um para o post anterior e um para o próximo post da série.

Aproveite, e bons estudos!

Índice

  1. Estrutura inicial do tema, padrões de codificação e uso do editor
  2. O arquivo functions.php
  3. Conhecendo o Painel - Parte 1
  4. Conhecendo o Painel - Parte 2
  5. Tipos de conteúdo
  6. Separando as responsabilidades
  7. Controlando a exibição dos dados
  8. Criando um formulário de contato sem plugin - Parte 1 - Criando a view
  9. Criando um formulário de contato sem plugin - Parte 2 - Trazendo os dados
  10. Criando um formulário de contato sem plugin - Parte 3 - Tratando os dados e fazendo o envio

Sobre o #1postperday: https://blog.da2k.com.br/2014/12/31/um-post-por-dia/

Tem alguma sugestão para os próximos posts do #1postperday? Deixe ela aqui: https://github.com/fdaciuk/fdaciuk.github.io/issues/1