Retrospectiva 2018

Retrospectiva 2018

Quer saber como foi meu ano? Vem comigo =)

2017

Acabei não escrevendo uma retrospectiva de 2017 para 2018, mas posso dizer que 2017 foi um ano sensacional pra mim. Muitas coisas boas aconteceram, e cada ano tem sido melhor. Mas o que posso dizer que marcou meu 2017 foi que comecei a cuidar melhor da minha saúde.

Desde sempre que eu tento começar a fazer exercícios físicos em casa ou na rua: caminhar, correr, etc., mas nunca conseguia seguir em frente. Depois de alguns dias caminhando / correndo, começava com um dia chuvoso ou muito frio e eu já parava. Não conseguia colocar foco.

Cheguei ao auge do meu peso com 95kg, de 2015 para 2016.

Em 2016 eu procurei alternativas para me alimentar melhor. Consegui perder 10kg, mas depois eu encontrei novamente 5kg desses 10, e travei nos 90kg.

Eu não entendia de fato como funcionava se alimentar de forma saudável, e principalmente não entendia como o corpo funcionava para que eu pudesse perder peso. Não estava feliz com meu corpo e com meu peso atual, e não somente por conta de estética, por causa da saúde mesmo: sentia muita preguiça, mal conseguia andar por algumas horas que já estava todo dolorido, postura toda errada - lombar virada num “U”, pescoço de dinossauro, sabe? haha :P

É engraçado lembrar hoje, mas é ruim viver assim. Eu tinha muitas dores na coluna - principalmente na região do pescoço e lombar.

Então em 12 de Julho de 2017 eu resolvi me matricular na academia e começar a malhar. Algumas pessoas me falaram que fazer musculação era chato, que eu não iria gostar, que iria desistir, mas mesmo assim resolvi tentar.

E não é que tomei gosto pela coisa! Gostei tanto que comecei a estudar sobre como executar corretamente os exercícios - obrigado YouTube 💙 -, sobre alimentação saudável, e acabei aprendendo o segredo para emagrecer: MATEMÁTICA! - Se estiver interessada(o) no assunto, deixe nos comentários que eu faço um post especificamente falando sobre isso, com detalhes! Mas você pode pesquisar no YouTube por “déficit calórico”, “dieta flexível”, que são assuntos que vão ajudar bastante a entender a ideia!

Resultado: nesses 6 meses finais de 2017 consegui perder de 4kg a 5kg, e cheguei nos 80kg, fechando o ano com 17% de BF*! Foi uma grande vitória =)

  • BF = Body Fat, ou Porcentagem de Gordura Corporal.

2018

Agora começando com 2018: ainda falando em saúde, só pra finalizar, comecei o ano com 17% de BF e estou finalizando com 12% ~ 13%!

A meta é chegar a 5% ~ 7% até final de 2019 :D

Comecei também a fazer Muay Thai no final de Novembro, pois quase não estava fazendo exercícios cardiovasculares. De vez em quando eu jogo futebol, mas ultimamente tem sido bem de vez em quando mesmo haha!

A única arte marcial que eu tinha praticado na vida foi Capoeira, quando eu era moleque (devia ter entre 9 a 11 anos), e nunca mais fiz nada.

Por enquanto o Muay Thai tem me surpreendido, estou gostando bastante!

Falando do lado profissional: participei de muitos eventos esse ano, palestrei em alguns, mas o mais sensacional de tudo é sempre conhecer pessoas novas!

Conhecer pessoas que eu admiro, conhecer meus alunos pessoalmente, ouvir relatos de que o conteúdo que eu tenho compartilhado tem sido útil para eles conseguirem emprego - alguns até fora do país - é o que me deixa mais feliz e animado para os novos projetos que virão em 2019!

E o objetivo para 2019 é: palestrar menos e participar mais!

Dar palestras tem sim o seu valor, mas o networking e o engajamento das pessoas é o que fortalece nossa comunidade =)

Tentei uma nova experiência em 2018, que foram os cursos presenciais!

Fizemos duas edições em Joinville / SC do curso React Ninja. Curti bastante esse formato de curso. Em 2019 teremos novidades com relação a isso :D

Enfim, rolou muita coisa legal em 2018:
Viajei, conheci novas cidades, visitei parques nas cidades, andei de kart, cuidei da minha saúde, mudei de casa, assei carne (muito importante haha), participei de meetups e eventos, postei memes no Facebook e conteúdo sério e relevante no Twitter, aprendi receitas fitness, revi amigas e amigos, conheci novas(os), tive tempo para a família, para a minha esposa, fizemos trilha, fomos à praia - conheci a praia de Daniela em Floripa, que lugar sensacional! Recomendo se você ainda não conhece :D - ufa!

Foi muita coisa! Mas ficou muita coisa ainda por fazer.

Alguns planos / projetos eu não consegui terminar (alguns nem começar).

Mas isso vai ficar de lição para 2019: planejar muito bem os próximos passos, medir, testar, me organizar, estudar muito, pois ainda tenho muito a aprender, e dar meu melhor ajudar a comunidade, principalmente àqueles(as) mais necessitados e com menos condições financeiras!

Tenho certeza que 2019 vai ser um ano excelente!

Obrigado por ler até aqui, e espero que o seu 2019 seja lindo! Se 2018 não foi tudo aquilo, 2019 com certeza será! :D

Cuide de você. Cuide da sua saúde, cuide da sua mente. Estude, mas também descanse. Se organize, e seja feliz =)

PS.: E vou começar a tirar as teias desse blog também, pois tem muito conteúdo legal que precisa ser compartilhado!

Que venha 2019! :D