Acabando com milhões de contas no Gmail

Cada vez que você cria uma conta em um serviço novo, você cria também um e-mail novo para não correr perigo de receber SPAM na sua conta principal? Pois saiba que, se você usa Gmail, você tem uma solução melhor pra isso! Vem comigo! ;)

O Gmail tem um sistema de segurança que não deixa outras pessoas criarem e-mails parecidos com o seu, - usando pontos - pois isso poderia ser usado para qualquer fim, e o seu nome seria usado sem permissão.

Por exemplo: se o seu e-mail é: `fulaninho.da.silva@gmail.com`, ninguém poderá cadastrar e-mails como:

1
2
3
fulaninhodasilva@gmail.com
fulaninho.dasilva@gmail.com
fulaninho.d.a.s.i.l.v.a@gmail.com

Todas as combinações acima são válidas, e serão enviadas para o seu e-mail de cadastro. O Gmail cria aliases com pontos, para facilitar a entrega dos e-mails :)

O sinal de +

Uma outra forma de se aproveitar dos alias, é o sinal de +. Ao invés de criar várias contas diferentes para cada serviço que você se cadastra, você pode se fazer como abaixo (imagine um cadastro no Facebook):

1
fulaninho.da.silva+facebook@gmail.com

Após adicionar o sinal de +, você pode colocar qualquer sequência de caracteres (letras ou números), que o e-mail ainda será enviado para `fulaninho.da.silva@gmail.com`. Legal não? :D

Fazendo isso, você pode, por exemplo, usar os filtros para marcar os e-mails que chegarem para esse endereço com a label FACEBOOK. Ou talvez ignorar a caixa de entrada. Dá até pra saber quem está repassando seu e-mail para terceiros com isso! Se chegar um e-mail do Hotel Urbano com o +facebook no final, já sabe quem culpar :P

Coisa de louco, né? xD

Sei que a dica é bastante antiga, mas conversei com bastante gente que ainda não conhecia, por isso resolvi fazer o post :)

E você? Conhece alguma outra maracutaia que dá pra fazer com outro cliente de e-mail? Ou com o Gmail mesmo xD
Compartilhe conosco :D

Sobre o #1postperday: https://blog.da2k.com.br/2014/12/31/um-post-por-dia/

Tem alguma sugestão para os próximos posts do #1postperday? Deixe ela aqui: https://github.com/fdaciuk/fdaciuk.github.io/issues/1