Como ser um dev frontend usando Linux

Muita gente me pergunta:
Você trabalha com frontend e usa Linux? Como faz pra usar Photoshop?

Como se frontend só trabalhasse com Photoshop :P
Mas vem comigo que te mostro ;)

Trabalhar com desenvolvimento frontend envolve muito código, por isso Linux - ao menos pra mim - é a melhor solução. Usar uma distribuição que não te deixe na mão e facilite a instalação de pacotes é essencial. No momento estou usando duas distros: Ubuntu Gnome - porque o Unity é muito palha :P - e Elementary OS.

As duas resolvem bem qualquer tipo de problema.

Uso o Terminator no lugar do terminal padrão do Ubuntu (dica do Carlos Becker, que inclusive tem uma coleção de dotfiles bem da hora xD).

Para codar, Sublime Text com algumas configurações específicas.

Shutter, para tirar prints da tela.

Gimp para tratar alguma imagem - não fico mexendo muito com imagens, uso mais para fazer as capas dos posts do blog :P

Fogger para criar apps a partir de web apps - um que faz uma frente é o DevDocs.io :)

Mas e quando você recebe um layout no Photoshop, como você abre os PSDs?

Bom, já rodei Photoshop no Wine, - fica razoavelmente bom, com poucos bugs, mas fica pesado - já testei em máquina virtual, mas fica lento também. Até pouco tempo atrás, essas eram as únicas soluções.

Mas - por incrível que pareça - a Adobe pensou nos devs frontend que, como eu, gostam de usar Linux e só usam Photoshop para fazer recorte de imagens, pegar medidas, fontes, tamanhos de fontes, cores, etc., e lançou um serviço lindo chamado Project Parfait, onde você faz exatamente isso: pode fazer upload de um PSD (ou vários), e extrair cores, fontes, exportar imagens, etc.

Agora você não tem mais desculpinha pra ficar usando Windows! E nem falo nada de programador BACKEND que usa Windows! :P

Don't Panic - It's not Windows

Mas brincadeiras à parte, use o sistema que você se sentir mais confortável, e te fizer mais produtivo! :D Desde que não seja Windows.

E você, qual o seu sistema operacional? E qual o seu workflow? Comenta ae! :D

Sobre o #1postperday: https://blog.da2k.com.br/2014/12/31/um-post-por-dia/

Tem alguma sugestão para os próximos posts do #1postperday? Deixe ela aqui: https://github.com/fdaciuk/fdaciuk.github.io/issues/1