WordCamp Belo Horizonte 2014 - Minhas impressões

WordCamp Belo Horizonte

O WordCamp, como você já deve saber, é um evento internacional, que reúne pessoas de todos os lugares do mundo para falar de WordPress.

No último sábado (17/05/14), aconteceu o WordCamp Belo Horizonte. E já pra começo de conversa: Foi o WordCamp mais animal que já participei! O evento se superou em tudo. Então, já gostaria de agradecer ao Valério que organizou tudo com muito carinho pra fazer o melhor WordCamp de todos os tempos!

O cara tá morando no Rio de Janeiro, e fez o negócio acontecer de longe mesmo!

E não faltou o famoso pão de queijo! Teve até sorteio de uma caixa no final do evento xD

Mas vou começar pela viagem. Vem comigo!

A viagem

Sexta (16/05) e domingo (28/05) foram praticamente o dia todo dentro de ônibus e aviões. A viagem daqui de Joinville até BH foi bem longa, passando por Curitiba, Congonhas/SP e depois Belo Horizonte. Chegando lá, ainda foi necessário mais 1h de ônibus para chegar até próximo ao local do evento.

Foi cansativo, mas posso garantir que valeu muito a pena! Fizemos um encontro pré-evento na sexta pra conhecer a galera, trocar ideias e jogar conversa fora!

Enfim, chegou o sábado xD

O WordCamp

O evento começou com mais ou menos 1h de atraso, pois tinha muita gente pra fazer o cadastramento (mais de 300 pessoas), mas só havia 1 computador para fazer validar o cadastro e fazer o crachá dos participantes.

Ouvi algumas pessoas reclamando do atraso, alguns postando no Twitter também sobre isso. Vou dizer o que eu penso sobre: o evento foi (e é) feito para a comunidade. Enquanto alguns reclamaram por causa da demora, outros já foram abrindo seus notebooks e tablets, pedindo que o arquivo onde estavam os cadastros fosse compartilhado para que pudessem agilizar o processo. E isso economizou pelo menos mais 1 ou 2 horas de trabalho que estava sendo feito por apenas uma única pessoa.

Isso é o trabalho da comunidade! Todo mundo se ajudando da forma que pode, pra fazer o negócio acontecer da melhor forma possível!

E outra: quem reclamou foram 1 ou 2. As outras mais de 300 pessoas com certeza saíram de lá muito satisfeitas com o resultado xD

Mas apesar do pequeno atraso (normal em qualquer evento), o WordCamp Belo Horizonte foi um sucesso! As palestras foram de muito alto nível, o networking foi fenomenal! Encontrei amigos de outros WordCamps e pude conhecer pessoalmente algumas pessoas que sempre participam do Grupo WordPress Brasil, no Facebook. Foi fantástico!

Teve gente vindo do Rio de Janeiro só para ser voluntário no evento! Isso é coisa linda de se ver :D

Foram 20 palestrantes de todo lugar do Brasil (inclusive uma Argentina xD), compartilhando conhecimento com a galera!

Dois palestrantes tiveram alguns imprevistos e não puderam comparecer por motivos pessoais, mas isso não foi um problema: O Luan Muniz conseguiu cobrir (e muito bem) um dos espaços com uma excelente palestra sobre como colaborar com projetos Open Source.

É notório como a comunidade de WordPress está crescendo muito no Brasil inteiro, e isso eu pude constatar nesse último WordCamp.

Estrutura

O evento foi realizado na UNIBH, um local muito bem localizado no bairro Estoril, em BH. Duas salas e o auditório principal da Universidade foram disponibilizados para as apresentações. Não foi possível assistir a todas as palestras do dia, pois estavam sendo apresentadas de 3 em 3; mas todo o conteúdo foi filmado e será disponibilizado em breve no site oficial do WordCamp Belo Horizonte. Assim ninguém vai chorar porque não viu uma palestra ou outra xD

Havia algumas tomadas espalhadas pelo local, que foram suficientes pra carregar um ou outro smartphone ou notebook que arriou antes do tempo xD

A internet foi bem boa, na medida do possível, mas atendeu bem todo o público presente. Até porque, para uma estrutura WiFi suportar 300 conexões simultâneas é bem complicado, mas deu tudo certo!

Foi disponibilizado também, gratuitamente, um almoço no local, para que ninguém precisasse sair em busca de comida, haha! Tinha muitas bocas pra alimentar, mas todo mundo pôde comer bem a excelente comida mineira!

Conteúdo

Muito conteúdo foi compartilhado durante todo o evento nas redes sociais usando a hashtag #wordcampbh. Você pode acompanhar tudo pelo Facebook, Twitter ou Instagram (esse é o link para o perfil do WordCampBH no Instagram. Pesquise pela hashtag no seu smartphone xD).

Social

No final, ainda sobrou muita comida. Por isso a organização do evento resolveu fazer sua parte social, e doou para a Casa do Ancião Chichico Azevedo da Sociedade São Vicente de Paulo. Uma atitude louvável!

Fotos

Vou deixar aqui algumas fotos que tiramos lá (conformeu eu for encontrando outras, vou atualizando o post xD):

Guga Alves, Eu, André Bertolino
Falando sobre Gulp
Abertura
Credencial
Eu, Deblyn Prado, Claudio Sanches
Gulp Minify
Rafael Funchal, Eu
Valério Souza, Eu
Eu, Luan Muniz

Pra finalizar

Belo Horizonte é uma cidade muito massa! As pessoas muito receptivas, algumas um pouco tímidas, mas o povo lá é muito hospitaleiro! Gostaria de ter ficado “má um cadin” por lá, mas as crianças já estavam chorando pra trazer o leite pra casa, hahah :P

Quero voltar outras vezes pra visitar a cidade. Espero que em breve tenha outros eventos por lá pra eu usar como desculpa xD

Acompanhe o site oficial do WordCamp Belo Horizonte e as redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), pois será divuulgado assim que saírem os vídeos das apresentações e as fotos tiradas no evento!

Pra quem quiser ver, os slides da minha palestra estão disponíveis em github.com/fdaciuk/talks. Cada palestrante tuitou os slides da sua ou postou no grupo WordPress Brasil, no Facebook, mas em breve estarão todas reunidas também no site oficial!

E você, foi no WordCamp Belo Horizonte? O que achou do evento? Diz ae!