Retrospectiva 2016

Retrospectiva 2016

2016 foi um ano conturbado para o nosso país (e para boa parte do mundo), mas gostaria de compartilhar nesse post as coisas boas que aconteceram comigo nesse ano =)

Bom, não lembro exatamente a ordem que muitas coisas aconteceram, mas posso dizer que foi um ano sensacional! Aprendi, criei, participei. Só tenho a agradecer por tudo o que aconteceu <3

E 2016 começou

Logo no início do ano, comecei a estudar sobre Redux. Já estava na pegada do React a algum tempo, e estava ouvindo algumas pessoas falarem sobre Redux, até que eu fui ver qual era a dele, até me apaixonar pela simplicidade de como ele faz as coisas acontecerem =)

No Zimp, comecei a escrever uma lib em Node que consumiria o webservice da Magazine Luiza - que responde em XML - para utilizar com Node, com a resposta em JSON. Finalizei a primeira versão no dia 27/01.

Para treinar minha escrita em inglês, criei o Daily JS Tips no Medium. Escrevi apenas alguns poucos posts, mas já foi válido pra começar a fazer algo em inglês.

Resolvi também sair da vida sedentária, e começar a caminhar diariamente, ao menos 1h por dia. Obviamente não consegui fazer todos os dias, até porque Joinville é conhecida carinhosamente como “Chuville”, e deixando de caminhar alguns dias por conta da chuva, já começa a bater um desânimo. Mas em vista dos anos anteriores em que eu não fazia praticamente nada de exercícios, esse foi um ano, digamos, interessante. Comecei o ano com 89kg e terminei com 84kg. Já foi um bom começo xD

Diminuí drasticamente também o consumo de carboidratos e açúcar, sem contar no corte total de café (que eu quase não tomava mesmo) e leite.

Em fevereiro, dei minha primeira (e única) palestra do ano no Femug Joinville, sobre Redux.

Em março, lancei o HMH. Até escrevi um post sobre ele - o único post de 2016 aqui no blog :| - prometo melhorar isso em 2017 =)

Antes desse projeto, eu tinha alguns padrões próprios para lint de código, e você deve saber o quanto isso é um processo chato de se manter e configurar. Por isso eu passei a utilizar o standard, que é um padrão pré-definido para escrita de código em JS usado em várias libs open source. Gostei e adotei para todos os meus projetos a partir de então.

Em algum momento do ano, o Fe teve uma ideia de criar um fórum de discussão no GitHub, para que as discussões sobre desenvolvimento saíssem do ambiente fechado do Facebook, e fossem para um ambiente que fizesse mais sentido. Foi - e está sendo - um sucesso. Muitos devs engajaram na ideia, e muitas discussões de alto nível têm surgido por lá! Se você ainda não conhece o fórum, não perde tempo e vai lá dar uma olhada (tá, termina de ler o post antes :P)

Em maio, tive a oportunidade de ajudar a organizar o SC Dev Summit. Foi um evento sensacional, de dois dias, sobre PHP (no primeiro dia) e Frontend (no segundo dia).

Criei uma lib bastante simples, chamada iscpf, que apenas testa se um número (ou string) entrado é um CPF válido.

Também tive a oportunidade de começar a desenvolver o curso React Ninja, que ainda está em andamento, mas já tenho recebido feedbacks sensacionais sobre o curso!

Comecei um canal no Youtube para compartilhar conhecimento. Inicialmente, liberei uma parte do primeiro módulo do curso React Ninja, mas a ideia é que várias dicas sejam compartilhadas nesse canal. Aproveita e já se inscreve lá =)

E com o trabalho pesado de quase um ano inteiro, lançamos o Zimp, empresa da qual sou sócio e tenho muito orgulho de todos que trabalharam nesse projeto e fizeram - e ainda estão fazendo - acontecer!

Tivemos até uma festa de lançamento do projeto na iFly em São Paulo! Foi animal! :D

Para sair um pouco mais da zona de conforto, comecei a estudar Haskell. Tenho curtido muito estudar uma linguagem puramente funcional! Criei uma organização no GitHub onde eu fico fazendo testes de várias coisas, e não poderia faltar o playground para o Haskell =)

Por conta do curso React Ninja, eu comecei a escrever alguns componentes para usar como exemplo no curso, mostrando desde a parte de testes unitários, testes visuais, que garantem que cada estado do componente funciona corretamente, até o componente em si. E um que eu acabei lançando open source foi o react-trianglify, um wrapper component React para usar com o trianglify.

Já tenho usado o Vim como meu editor de código padrão desde o ano passado, e esse ano eu conheci o tmux - apresentado pelo Dan Jesus -, e comecei a utilizá-lo a partir do projeto Byobu, que tem alguns atalhos mais “fáceis” de usar, para que você possa começar a se acostumar com o Tmux. Achei o projeto bem interessante, e só tenho elogios até agora. Em breve pretendo gravar um vídeo mostrando como ele funciona =)

Um outro projetinho simples que eu fiz esse ano também foi o @fdaciuk/is, que é basicamente uma lib que facilita checar tipos em JavaScript.

E finalmente, no final de 2016, eu saí de Joinville e me mudei para Curitiba. Agora estou morando na Rússia brasileira! Pretendo colaborar e aprender muito com as comunidades de desenvolvimento por aqui. 2017 promete! :D

Claro que muito mais coisas aconteceram, mas esses são os acontecimentos que eu lembro. Deixei um lembrete diário no meu Google Keep para que eu anote tudo o que acontecerá comigo. Assim, quando for fazer a retrospectiva de 2017, terei informações mais palpáveis.

Um ponto negativo desse ano foi que eu não pude participar de muitos eventos. Apenas marquei presença na BrazilJS, pois o ingresso já estava comprado desde o ano passado (e inclusive já garanti o ingresso da próxima edição, recomendo que você faça o mesmo xD), e no Front in Floripa, que foi sensacional!

Enfim, a cada dia das nossas vidas nós precisamos fazer escolhas, escolher o que fazer, o que priorizar. Já vi muitos amigos falando - e eu também já falei isso por muitas vezes - que gostaria que o dia tivesse mais de 24h para poder colaborar mais com projetos open source, escrever mais artigos, fazer mais…

Mas a realidade é que todos temos 24h por dia, não tem como ter mais do que isso. O que faz a diferença não é o que você precisar de mais tempo para fazer mais coisas, mas sim o que você prioriza em 24h do seu dia.

Em 2016 precisei dar mais prioridade para projetos internos (o Zimp, meus cursos, etc), por isso não escrevi tanto aqui no blog, mas eu sabia que isso poderia acontecer.

Já em 2017, vou separar um tempo da minha semana para escrever ao menos 1 post por semana. E tentar escrever ao menos 1 em português e 1 em inglês. E eu sei que para isso acontecer, só vai depender de mim mesmo, organizando meu tempo, e priorizando as tarefas corretas para que a procrastinação não tome conta do meu tempo, e eu chegue ao final de 2017 sem ter feito nada do que eu queria ter feito.

Sim, é difícil. É preciso foco, determinação e organização. Mas a cada ano nós podemos aprender mais, e sermos melhores que o ano que passou.

Se eu pudesse deixar uma dica para esse ano, seria: repense suas prioridades. Estude JS puro. Estude inglês.

E que você tenha um ótimo 2017! Que nós possamos focar nas nossas prioridades, e realizar o que precisamos realizar esse ano, para chegar em dezembro e sermos surpreendidos positivamente com o que foi feito! :D

Ah, se você também escreveu sua retrospectiva, comenta ae que eu vou ficar muito feliz em ler :D