Javascript - Medindo o tempo de suas instruções

Quanto tempo demora aquela instrução que você escreveu em JS? Isso, aquele for que itera um array com 350.452 elementos.. você sabe como medir esse tempo? Vem que eu te mostro ;)

Console

Todos os navegadores modernos, hoje em dia, tem um console à sua disposição, que você já deve conhecer. Inclusive o Vitor Britto escreveu um ótimo post sobre isso, mostrando os métodos disponíveis no objeto console.

Mas hoje eu queria focar em dois desses métodos, que servirão para medir o tempo que uma instrução demora para executar: o time() e o timeEnd().

Como usar

O uso deles não tem segredo algum. Coloque o console.time(), antes da sua instrução, e o console.timeEnd() no final da instrução. Passe como parâmetro uma String, que será a referência utilizada para identificar a instrução. Exemplo:

1
2
3
4
5
console.time( 'How long does it take to run my "for"?' );
for( var i = 0; i < 350452; i++ ) {
i;
}
console.timeEnd( 'How long does it take to run my "for"?' );

Cole o código acima no seu console. A resposta que eu tive foi:

1
How long does it take to run my "for"?: 257.039ms

Ou seja, com esses dois métodos simples, eu consigo medir o tempo que a minha instrução está levando para executar, e fica muito fácil tomar ações para otimizar esse código.

Curtiu a dica? Já conhecia?

Nos próximos posts, falaremos um pouco mais sobre performance, e também como otimizar isso, para fazer nossa aplicação voar baixo! Fique ligado!

Sobre o #1postperday: https://blog.da2k.com.br/2014/12/31/um-post-por-dia/

Tem alguma sugestão para os próximos posts do #1postperday? Deixe ela aqui: https://github.com/fdaciuk/fdaciuk.github.io/issues/1